História da BlaBlaCar: Share more. Learn more.

História da BlaBlaCar: Share more. Learn more.

Juntos chegamos mais longe

Às vezes, ser empreendedor pode ser bastante solitário. Foi por isso que, pouco depois de ter a ideia de criar a plataforma, Fred (fundador da BlaBlaCar) começou a partilhar as suas ideias com todas as pessoas que estivessem dispostas a ouvi-lo. Começou a frequentar de forma regular reuniões de empreendedores em Paris, onde descrevia as suas ideias a outras pessoas para obter conselhos e inspiração. O facto de partilhar ideias e aprender com os outros, permitiu-lhe ganhar tempo e implementar um grande número de boas práticas.

Depois de conhecer os cofundadores Francis Nappez e Nicolas Brusson, um deles através destas reuniões e outro na INSEAD, Fred percebeu que tinham competências complementares e que juntos poderiam alcançar o sucesso. Partilhar e aprender juntos faria com que se tornassem numa equipa mais forte e sólida.

Os fundadores

Os três fundadores eram conscientes de que tinham de promover uma cultura colaborativa baseada na partilha e, por isso, decidiram criar um ambiente que estimulasse a aprendizagem contínua. Na BlaBlaCar, o princípio “Share More, Learn More” (Partilha mais, aprende mais) incentiva todos os empregados a partilhar o seu conhecimento através de diferentes ferramentas e atividades.

Todos beneficiamos da transparência

A BlaBlaCar trabalha continuamente para manter a transparência dentro da empresa e acredita que todos beneficiamos de uma cultura de partilha. Os seus fundadores gostam de comparar e analisar boas ideias para evitar reinventar algo que já existe, ou seja, se descobrem uma empresa com um processo interno que lhes interessa, não hesitam em adaptá-lo e implementá-lo.

Aprender com BlaBlaTalk

Um bom exemplo desta forma de pensar é a BlaBlaTalk, uma conversa semanal da empresa. Depois de Fred descobrir esta iniciativa através de um amigo, também ele empreendedor, o conceito foi aplicado na semana seguinte, quando a empresa tinha apenas 15 empregados. A conversa consiste em reunir todos os empregados (fisicamente ou online) e pedir a uma equipa (cada semana é uma diferente) que partilhe com o resto da empresa as novidades sobre o seu trabalho, como os projetos em curso ou os sucessos e fracassos, e, no final da apresentação, os participantes podem fazer perguntas. Esta iniciativa permite a partilha de conhecimento e aprendizagem, sendo um bom exemplo de uma ideia escalável.

Existe também a International Week (Semana internacional). Cada seis meses, os responsáveis de cada país reúnem-se em Paris durante uma semana para conversarem e partilharem boas práticas. Esta reunião é liderada por Nicolas e permite sincronizar todas as ações internacionais e garantir a transparência entre as equipas centrais e as de cada país. Para além disso, existe a BlaBlaSwap, uma iniciativa que permite aos empregados trabalhar durante uma semana num dos escritório BlaBlaCar internacionais espalhados pelo mundo.

Incorporação e valorização da transparência

O princípio “Share More, Learn More” (Partilha mais, aprende mais) aplica-se de várias formas na BlaBlaCar. Todas as semanas recebemos novos talentos na BlaBlaCar e é preciso tornar o processo de formação rápido, mas assegurando-nos de que se familiarizam com a cultura da BlaBlaCar. Todos os novos empregados são convidados para uma semana especial de introdução em Paris, onde passam vários dias juntos, participando em atividades sociais e em equipa, e mais sobre a BlaBlaCar através de sessões específicas de formação para cada equipa.

Aprender com BlaBlaLearn

As ferramentas internas são fundamentais para que todos os empregados da BlaBlaCar possam aprender e partilhar. Para isso, criou-se o BlaBlaLearn, um conceito baseado nos cursos online massivos abertos (MOOC em inglês) que consiste numa série de vídeos criados por empregados e para empregados que permitem que o conhecimento de todos esteja mais acessível. Todas as equipas da BlaBlaCar (administração, marketing, produto, etc.) gravam vídeos e descrevem o seu trabalho de forma divertida e concisa. Assim, em apenas algumas horas, os novos empregados ficam a saber como funciona a BlaBlaCar.

O BlaBlaWiki é um software de colaboração em equipa que permite que os empregados partilhem tudo o que fazem. Cada departamento conta com a sua própria secção e pode partilhar com o resto das equipas os seus sucessos e fracassos, sempre com informações detalhadas.

Existe também um blogue interno chamado BlaBlaShare, onde se pode publicar qualquer coisa, desde uma atualização sobre uma nova funcionalidade da plataforma a ações especiais levadas a cabo pela equipa de um determinado país, o que dá bastante visibilidade às atividades de cada mercado e de cada equipa. Relativamente à comunicação interna diária, a BlaBlaCar conta com um canal Slack geral que mantém os 550 empregados informados, dando voz a todos e permitindo que se mantenham conectados.

Existem muitas formas de partilhar…

O momento preferido de muitos empregados da BlaBlaCar é a BlaBlaBreak: uma viagem de 3 dias organizada anualmente que junta todos os empregados da empresa. Em 2016, viajaram até ao sul de França para passar um inesquecível fim de semana juntos, com muitas atividades e até um concurso de talentos chamado BlaBlaShow. É, sem dúvida, uma ótima forma de destacar a importância do trabalho em equipa num ambiente em constante evolução.

BlaBlaBreak

Outro exemplo de partilha dentro da empresa é o BlaBlaBreakfast, um pequeno-almoço semanal no escritório. Nesse mesmo dia, os informáticos fazem também uma demonstração dos projetos nos quais têm trabalhado e apresentam-nos às outras equipas. Existem também aplicações como a BlaBlaFaces que ajuda a aprender os nomes de toda a gente na empresa, e a BlaBlaLunch que organiza almoços aleatórios entre pessoas de diferentes equipas para que se conheçam umas às outras. A empresa conta também com uma espécie de blogue interno chamado BlaBlaWords que explica o significado das diferentes siglas e acrónimos utilizados pela BlaBlaCar.

Estar ligado ao mundo atual

Para aprenderem também com pessoas que não fazem parte da empresa, os empregados da BlaBlaCar viajam regularmente para conhecer as pessoas por trás de histórias de sucesso, como as empresas do Silicon Valley (por exemplo, Facebook, Google ou LinkedIn). A equipa partilha continuamente boas práticas, conhecimentos e tecnologias para contribuir para a evolução do ecossistema. É importante ter um papel ativo na sociedade e contribuir de forma positiva para criar um mundo melhor.

Em algumas ocasiões, empreendedores influentes e fundadores de diferentes start-ups visitam a BlaBlacar para partilharem as suas experiências. Estas sessões são gravadas para poderem ser visualizadas pelos empregados em qualquer momento.

Joe Zadeh da Airbnb

A verdade derruba barreiras

Para a BlaBlaCar, a ideia de promover a partilha é determinante para criar uma organização recetiva. Partilhar contribui para o entendimento mútuo e o respeito pela contribuição das outras pessoas para o sucesso da empresa, assim como para a sincronização do trabalho de cada equipa, o que leva à criação de um ambiente de trabalho construtivo. Ajuda também a diminuir a curiosidade desnecessária em relação ao trabalho dos outros.

Segundo Fred, a aprendizagem é como uma caixa de velocidades. Começamos pelo ponto morto, em que não existe um progresso. Depois, começamos a aprender com os nossos próprios erros e pomos a primeira velocidade. Por fim, quando conseguimos que as pessoas comuniquem e partilhem os seus sucessos e fracassos, é o momento certo para acelerar e progredir a sério, criando uma rede de novas ideias. Tudo isto revoluciona a forma como as pessoas aprendem e evoluem, tanto a nível individual como coletivo. Como se costuma dizer, juntos chegamos mais longe.

Descobre mais sobre

Uma nova forma de viajar

Ao navegar o nosso site, concordas com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos teus interesses. Lê a nossapolítica de uso de cookies

Publica uma viagem