Política de Privacidade

Entrada em vigor da versão a 30 de Novembro

1. Observações gerais

A Comuto SA (com sede social sita em 84, avenue de la République, 75011 Paris, França) (“BlaBlaCar”, “nós”, “nosso” ou “nos”), na qualidade de responsável pelo tratamento de dados, está empenhada em proteger e respeitar a privacidade do utilizador. Este aviso (o “Aviso de Privacidade”) destina-se a informar o utilizador sobre as nossas práticas no que se refere à recolha, utilização e divulgação das informações que o mesmo poderá fornecer através deste sítio web ou das nossas aplicações para dispositivos móveis (as “Plataformas“).

Este Aviso de Privacidade (em conjunto com os nossos Termos e Condições, quaisquer outros documentos referidos nos mesmos e o nosso Aviso de Cookies) estabelece as bases segundo as quais quaisquer dados pessoais que recolhemos do utilizador, ou que o mesmo nos fornece, serão processados por nós. Leia a informação que se segue cuidadosamente para entender os nossos pontos de vista e práticas no que se refere aos seus dados pessoais e à forma como os iremos tratar.

2. Que informações recolhemos do utilizador e durante quanto tempo?

Poderemos recolher e processar os seguintes dados acerca do utilizador:

2.1. Informação que o utilizador nos dá

O utilizador pode dar-nos informações, incluindo informações que o possam identificar (“Dados Pessoais“), quanto utiliza as nossas Plataformas, ao preencher formulários nas mesmas (como, por exemplo, o formulário de inscrição), quando entra em algum dos nossos concursos, promoções ou inquéritos, quando comunica connosco por telefone, e-mail ou outra forma, e quando nos comunica um problema com as nossas Plataformas.

As informações que o utilizador nos dá poderão incluir:

  • 2.1.1. Informações obrigatórias necessárias para o registo no serviço que fornecemos nas nossas Plataformas ou para aceder a outros serviços fornecidos por nós, incluindo o nome do utilizador, endereço de e-mail, data de nascimento, sexo, número de telemóvel e uma palavra-passe. Todos estes campos são de preenchimento obrigatório. A BlaBlaCar não poderá fornecer-lhe os serviços oferecidos nas Plataformas se as informações necessárias não forem indicadas, pelo que o utilizador não se poderá registar para ter uma conta de utilizador nessas Plataformas;
  • 2.1.2. Fotografia;
  • 2.1.3. Endereço postal;
  • 2.1.4. Detalhes dos seus automóveis;
  • 2.1.5. Breve biografia do utilizador;
  • 2.1.6. Registo de qualquer correspondência trocada entre o utilizador e nós;
  • 2.1.7. Registo de reservas que o utilizador tenha feito ou anúncios relacionados com viagens que o mesmo tenha colocado nas nossas Plataformas ou através delas;
  • 2.1.8. Detalhes de transações contabilísticas ou financeiras, incluindo transações realizadas através das nossas Plataformas ou de outra forma. Tal poderá incluir informações como, por exemplo, os dados do seu cartão de pagamento ou da sua conta bancária, detalhes de viagens ou percursos que tenha reservado ou oferecido através das nossas Plataformas;
  • 2.1.9. Detalhes das suas visitas às nossas Plataformas e os recursos a que acedeu;
  • 2.1.10. As respostas do utilizador a qualquer inquérito ou questionário, como, por exemplo, as suas avaliações de viagens que partilhou com outros membros da nossa comunidade. Essas informações poderão ser utilizadas para fins analíticos e de conhecimento do utilizador;
  • 2.1.11. Informações que lhe poderemos solicitar quando nos comunica um problema com as Plataformas ou o serviço, tais como o assunto do seu pedido de apoio;
  • 2.1.12. Informações de localização, quando o utilizador nos tiver dado consentimento para a recolha e processamento desses dados; e
  • 2.1.13. Passaporte, Carta de Condução, Documento de Identidade e outros documentos que tenha aceitado fornecer-nos.

2.2. Informações que recolhemos automaticamente

2.2.1. Se efetuar a sua inscrição através de métodos de autenticação de redes sociais, a BlaBlaCar terá acesso a determinados Dados Pessoais (por ex., nome próprio, apelido, foto, e-mail, número de amigos no Facebook, etc.) existentes na sua conta da rede social, nos termos e condições aplicáveis para as plataformas dessas redes sociais. Também poderemos recolher alguns dos seus Dados Pessoais quando interage com funcionalidades de redes sociais de terceiros, como as funções “Gosto”.

2.2.2. No que se refere a cada uma das visitas do utilizador às nossas Plataformas, poderemos recolher, de acordo com a legislação aplicável e quando necessário com o seu consentimento, informações relacionadas com os dispositivos que utiliza e as redes a que está ligado quando utiliza os nossos serviços. Tal poderá incluir as seguintes informações: o seu endereço IP, informação de início de sessão, tipo e versão do browser, tipos e versões de plug-ins do browser, sistema operativo e plataforma, identificador de publicidade, informações acerca da sua visita, incluindo clickstream de URL para, através e a partir das nossas Plataformas, produtos que visualizou ou pesquisou, erros de transferência, duração das visitas a determinadas páginas, interação com as páginas e qualquer número de telefone utilizado para ligar para o nosso serviço de apoio ao cliente. Recolhemos essas informações através da utilização de várias tecnologias, incluindo cookies (para obter mais informações, consulte o Aviso de Cookies).

2.2.3. Também recolhemos informações agregadas relativas à sua atividade na nossa Plataforma (como, por exemplo, a quantidade de viagens oferecidas, a sua taxa de resposta a mensagens, etc.). Essas informações poderão ser publicadas no seu perfil público na nossa Plataforma.

2.3. Retenção de dados

2.3.1. Salvo no que se refere às categorias de Dados Pessoais mencionadas nas cláusulas 2.3.2 e 2.3.3 infra, os seus Dados Pessoais serão armazenados pelo período da sua relação connosco e depois colocados fora de utilização:

  • 5 anos após a sua última utilização da nossa Plataforma, se não tiver encerrado a sua conta;
  • 1 ano após o encerramento da sua conta, salvo se tiver recebido uma classificação ou denúncia negativa, caso em que os seus Dados Pessoais serão armazenados durante (i) um período de 2 anos após a última classificação ou denúncia negativa, ou (ii) 1 ano após o encerramento da sua conta, o que for mais longo.

2.3.2. As categorias de Dados Pessoais que se seguem poderão ser armazenadas por períodos de tempo diferentes:

  • Dados financeiros (por ex., pagamentos, reembolsos, etc.) são armazenados pelo período de tempo requerido pela legislação aplicável em matéria fiscal e contabilística;
  • Todo o conteúdo criado pelo utilizador (por ex., comentários e classificações) é tornado anónimo, mas permanece disponível nas nossas Plataformas.

2.3.3. Caso a sua conta seja suspensa ou bloqueada, guardaremos os seus dados por um período de 2 a 10 anos de forma a impedi-lo de contornar as regras que se aplicam às nossas Plataformas.

3. como utilizamos as informações que recolhemos do utilizador?

Utilizaremos as informações que recolhemos:

FINALIDADES BASE JURÍDICA
3.1. para cumprir as nossas obrigações decorrentes de quaisquer contratos que tivermos celebrado com o utilizador e para fornecer a este último a informação e serviços que nos solicitar; Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas.
3.2. para enviar informações relacionadas com o serviço ao utilizador, por e-mail e/ou mensagem de texto e/ou qualquer outro meio de comunicação (por ex., a sua confirmação de reserva); Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas e/ou realizado com o seu consentimento.
3.3. para cobrar os pagamentos ao utilizador ou transferir para o mesmo os pagamentos que cobrarmos em seu nome; Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas.
3.4. para permitir ao utilizador personalizar o seu perfil de utilizador nas nossas Plataformas; Este processamento é realizado com o seu consentimento.
3.5. para permitir ao utilizador comunicar e interagir com outros membros relativamente aos nossos serviços ou à(s) viagem(ens) que fará/irá partilhar com outros membros e/ou para as organizar; Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas e/ou realizado com o seu consentimento.
3.6. para lhe dar acesso aos nossos serviços de apoio e para lhe permitir comunicar com a nossa equipa de relações com os membros; Este processamento é (i) necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas, (ii) realizado com o seu consentimento e/ou (iii) necessário para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais.
3.7. para assegurar a conformidade com (i) a legislação aplicável, (ii) os nossos Termos e Condições, e (iii) o nosso Aviso de Privacidade. Determinadas violações que consideramos inadequadas poderão levar à suspensão da sua conta; Este processamento é necessário (i) para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas, (ii) para cumprimento das nossas obrigações legais e/ou (iii) para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais.
3.8. para enviar ao utilizador, de acordo com a legislação aplicável e quando necessário, com o seu consentimento, materiais de marketing e informações necessárias para facilitar o serviço ou o processo de reserva e para lhe dar sugestões e recomendações acerca de bens ou serviços relacionados com os nossos serviços e que lhe podem interessar. Também utilizamos os seus dados para direcionarmos para si os nossos anúncios em plataformas de redes sociais. Pode saber mais sobre como estas funcionalidades funcionam e os dados que obtemos de si, visitando as secções relevantes das plataformas de redes sociais de terceiros; e Este processamento baseia-se no seu consentimento e/ou no nosso interesse legítimo (ou seja, fornecer-lhe publicidade com significado).
3.9. para o notificar sobre as alterações aos nossos serviços; Este processamento é necessário (i) para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas, (ii) para cumprimento das nossas obrigações legais e/ou (iii) para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais.
3.10. para verificar as informações contidas no seu Passaporte, Carta de Condução, Cartão de Identidade e outros documentos de identificação que possamos recolher do utilizador no momento do registo ou a qualquer outro momento durante a utilização das nossas Plataformas; Este processamento baseia-se (i) no seu consentimento, (ii) é realizado para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais e/ou (iii) destina-se ao cumprimento das nossas obrigações legais.
3.11. para administrar as nossas Plataformas e para operações internas, incluindo para a resolução de problemas, análise de dados, testes, pesquisa e para fins analíticos e de inquérito; Este processamento baseia-se no nosso interesse legítimo (isto é, garantir a segurança das nossas Plataformas e melhorar as suas funcionalidades).
3.12. para melhorar as nossas Plataformas para garantir que o conteúdo é apresentado da forma mais eficaz para si e para o seu dispositivo; Este processamento baseia-se no nosso interesse legítimo (isto é, fornecer-lhe conteúdos com significado).
3.13. para lhe permitir participar em funcionalidades interativas do nosso serviço, quando o decidir fazer; Este processamento é necessário (i) para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas e/ou (ii) baseia-se no seu consentimento.
3.14. como parte dos nossos esforços para manter as nossas Plataformas seguras e protegidas; e Este processo baseia-se (i) no nosso interesse legítimo (garantir a segurança das nossas Plataformas), (ii) é realizado para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais e/ou (iii) destina-se ao cumprimento das nossas obrigações legais.
3.15. para medir ou entender a eficácia da publicidade que servimos ao utilizador e a terceiros, e para fornecer publicidade que seja relevante para si. Este processamento baseia-se (i) no nosso interesse legítimo (por ex., medir e otimizar a eficiência das nossas campanhas publicitárias) e/ou (ii) no seu consentimento.

4. Quem são os destinatários das Informações que recolhemos do utilizador e para que fins?

4.1. Quando utiliza os nossos serviços, algumas das informações acerca do utilizador são partilhadas com membros das nossas comunidades, quer no seu perfil público quer durante o processo de reserva (por ex., damos o seu número de telefone aos membros com quem irá partilhar uma viagem).

4.2. Poderemos receber e enviar informações acerca do utilizador, incluindo os seus Dados Pessoais, se utilizar qualquer uma das plataformas por nós operadas ou de outras entidades e filiais da BlaBlaCar, para os fins referidos neste Aviso de Privacidade.

4.3. Trabalhamos também de perto com terceiros que poderão ser os destinatários dos seus Dados Pessoais, tais como:

  • os nossos parceiros de negócios que são plataformas de redes sociais e que lhe poderão fornecer serviços de ligação, tais como a ligação das informações do seu perfil, a partir das respetivas plataformas de redes sociais para as nossas Plataformas;
  • os nossos parceiros de negócios que poderão publicitar os seus serviços nas nossas Plataformas e junto dos quais podemos decidir inscrever-nos; estes serviços poderão estar relacionados com os nossos, como, por exemplo, serviços de seguros, bancários, de aluguer, etc.;
  • os nossos parceiros de negócios que poderão publicitar os nossos serviços nos respetivos Web sites;
  • os nossos subcontratados em serviços técnicos, de pagamento, de verificação de identidade e de entregas, fornecedores de serviços de análise ou agências de referenciação de crédito.

4.4. Não divulgamos nenhuma informação que nos seja fornecida pelo utilizador, incluindo os seus Dados Pessoais, a nenhum destes terceiros, salvo:

4.4.1. Se for necessário envolver um fornecedor de serviços terceiro, para a execução de qualquer contrato por nós celebrado com o utilizador de forma a facilitar ou ampliar os nossos serviços (por ex., se lhe cobrarmos taxas ou cobrarmos qualquer valor em dinheiro em relação a quaisquer serviços nas Plataformas);

4.4.2. Como parte do processo de reserva e de forma a fornecer os serviços solicitados, informações como o nome, fotografia, número de telemóvel e/ou endereço de e-mail poderão ser exibidas nas Plataformas e/ou comunicadas a um passageiro (se o utilizador for um condutor) ou a um condutor (se o utilizador for um passageiro);

4.4.3. Como parte do nosso sistema de classificação, as avaliações que o utilizador escrever serão publicadas nas Plataformas. As avaliações, incluindo o seu nome abreviado e fotografia, serão visíveis para todos os visitantes das Plataformas;

4.4.4. Utilizamos os serviços de fornecedores de análise e motores de busca para nos ajudar a melhorar e otimizar as nossas Plataformas;

4.4.5. Tal é explicitamente solicitado pelo utilizador (por ex., ao utilizar métodos de autenticação por redes sociais);

4.4.6. Poderemos distribuir partes das nossas Plataformas (incluindo as viagens que o utilizador tenha publicado) para apresentação nos Web sites dos nossos parceiros de negócios, através de API ou widgets. Nesses casos, algumas informações do seu perfil público poderão ser apresentadas nesses Web sites;

4.4.7. A BlaBlaCar poderá também divulgar as informações do utilizador se tal lhe for solicitado por lei ou se acreditar, em boa fé, que tal acesso, conservação ou divulgação é razoavelmente necessário para (i) responder a queixas feitas contra a BlaBlaCar, (ii) para agir em conformidade com processos judiciais, (iii) para aplicar qualquer acordo com os nossos utilizadores, como, por exemplo, os Termos e Condições ou o Aviso de Privacidade, (iv) no caso de uma emergência que envolva perigo para a saúde pública, morte ou lesão física de alguém, (v) no âmbito de uma investigação ou (vi) para proteger os direitos, bens ou segurança pessoal da BlaBlaCar, dos seus membros ou de terceiros;

4.4.8. Caso venhamos a vender ou comprar algum negócio ou ativos, caso em que poderemos divulgar os Dados Pessoais do utilizador ao potencial vendedor ou comprador de tal negócio ou ativos; e

4.4.9. Se a BlaBlaCar ou os seus ativos forem, no todo ou em parte, adquiridos por um terceiro, caso em que os Dados Pessoais guardados pela mesma sobre os seus membros serão um dos ativos transferidos.

4.5. De acordo com a legislação aplicável e, quando necessário, com o seu consentimento, poderemos combinar informações acerca do utilizador, incluindo os seus Dados Pessoais, com informações de cookies que enviamos e recebemos para e dos nossos parceiros de negócios. Poderemos utilizar essas informações e a informação combinada para os fins definidos supra.

4.6. Chamamos a atenção do utilizador para o facto de se decidir partilhar as suas informações, incluindo os Dados Pessoais, connosco através dos serviços de ligação dos nossos parceiros de negócios, as políticas e/ou avisos de privacidade dos nossos parceiros de negócios poderão igualmente aplicar-se ao utilizador, além deste Aviso de Privacidade. Não controlamos a recolha e/ou o processamento das suas informações eventualmente feitas pelos nossos parceiros de negócios nas suas próprias plataformas.

5. Como utilizamos e moderamos as mensagens do utilizador?

5.1. Podemos avaliar, ler ou analisar as mensagens que troca com outros membros da nossa comunidade através das nossas Plataformas por questões de prevenção de fraude, melhoria do serviço, apoio ao cliente e aplicação de contratos celebrados com os nossos membros (tais como os nossos Termos e Condições). Por exemplo, para impedir que o nosso sistema de reservas online seja contornado, poderemos ler e analisar mensagens enviadas através das nossas Plataformas para verificar se as mesmas não incluem dados de contacto ou referências a outros Web sites.

5.2. Nunca leremos ou analisaremos as mensagens que o utilizador trocar com outros membros da nossa comunidade para fins comerciais e publicitários. Podemos utilizar métodos automatizados para realizar a moderação dessas mensagens.

6. Anúncios direcionados em plataformas de redes sociais e comunicações enviadas por e-mail e/ou mensagens de texto

 De acordo com a legislação aplicável e, quando necessário, com o seu consentimento, poderemos utilizar as informações que nos fornecer nas nossas Plataformas para fins de marketing direto eletrónico (por ex., (i) para receber as nossas newsletters, convites para os nossos eventos ou outras comunicações que pensamos que lhe poderão interessar ou (ii) para lhe apresentarmos publicação direcionada nas plataformas de redes sociais ou em Web sites de terceiros).

Para as comunicações de marketing eletrónico: Poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento (i) desmarcando a caixa relevante na sua conta de membro, (ii) clicando na hiperligação para anular a subscrição que fornecemos em cada comunicação da BlaBlaCar enviada ao seu cuidado ou (iii) contactando-nos utilizando os dados de contacto fornecidos na secção 13 infra.

Para anúncios e conteúdos direcionados:

  • nas redes sociais (por ex., Facebook e Twitter): pode renunciar a qualquer momento configurando as suas definições relativas à publicidade através da sua conta de rede social;
  • em Web sites de terceiros: consulte a nossa Política de Cookies para ver como renunciar

7. As suas Informações estão a ser transferidas? Como e onde?

Armazenamos os Dados Pessoais do utilizador na União Europeia (“UE”). Dado sermos uma empresa internacional, também transferimos os seus Dados Pessoais para países não europeus onde a legislação de proteção de dados poderá ser menos protetora do que a legislação do local onde vive.

Tal acontece quando um dos nossos processadores de dados se situa num país que não fornece um nível “adequado” de proteção de dados, tal como os Estados Unidos. Tal processador de dados poderá estar envolvido, entre outros aspetos, no cumprimento do seu pedido de serviços, na moderação das imagens da sua conta de utilizador, no processamento dos seus dados de pagamento, no fornecimento de serviços de publicidade e marketing em nosso nome e na prestação de serviços de apoio através de comunicações eletrónicas.

Tal também abrange transferências para empresas filiais da BlaBlaCar situadas fora da UE para as quais poderemos transferir algumas das informações do utilizador para a prestação dos nossos serviços nesses países.

Quando tal transferência ocorre, garantimos que a mesma suceda de acordo com este Aviso de Privacidade e seja regulamentada por cláusulas contratuais modelo aprovadas pela Comissão Europeia como assegurando uma proteção adequada para os titulares dos dados.

Caso pretenda obter mais detalhes acerca das salvaguardas implementadas, poderá entrar em contacto connosco através da secção de contactos disponível no final do aviso de Privacidade.

8. Quais são os seus direitos relativamente aos seus dados pessoais?

8.1. Quando permitido por lei, o utilizador poderá ter o direito de obter uma cópia dos Dados Pessoais que temos sobre si. Antes de responder ao seu pedido, poderemos pedir-lhe que (i) confirme a sua identidade e (ii) nos forneça mais detalhes para melhor podermos responder ao seu pedido. Tentaremos responder dentro de um período de tempo adequado e, de qualquer forma, dentro do prazo requerido por lei. Se quiser exercer este direito, contacte-nos utilizando os dados de contacto fornecidos infra (ver secção 13).

8.2. Como membro das nossas Plataformas, poderá aceder aos seus Dados Pessoais em nossa posse através da sua conta para corrigir, modificar ou eliminar informações que não estejam corretas. Poderá também atualizar ou eliminar os seus Dados Pessoais contactando-nos através dos dados de contacto fornecidos infra (ver secção 13). Poderá ainda fechar a sua conta online a qualquer momento e tem o direito de recusar o processamento dos seus Dados Pessoais.

Lembramos que, em alguns casos, poderemos reter algumas informações suas, conforme requerido por lei ou para fins legítimos. Por exemplo, se estivermos convencidos de que cometeu fraude ou violou os nossos Termos e Condições, poderemos querer guardar algumas das suas informações para evitar que contorne as regras aplicáveis às nossas Plataformas.

Tem também o direito de apresentar uma queixa à autoridade supervisora da proteção de dados relevante ou de procurar uma via de recurso através dos tribunais se achar que os seus direitos foram violados.

 9. Cookies e tecnologias semelhantes

Para saber mais, consulte o nosso Aviso de Cookies.

10. Confidencialidade da sua palavra-passe

Caso tenha escolhido uma palavra-passe que lhe permita o acesso a determinadas partes das nossas Plataformas, é responsável por manter a mesma confidencial. Pedimos-lhe que não partilhe palavras-passe com ninguém.

11. Hiperligações para outros Web sites e redes sociais

As nossas Plataformas poderão, de tempos a tempos, conter hiperligações para e a partir de Web sites das redes dos nossos parceiros, anunciantes e filiais. Se o utilizador seguir uma hiperligação para qualquer um desses Web sites, lembramos que os mesmos têm as suas próprias práticas de privacidade e que não somos responsáveis por essas políticas. Consulte as referidas políticas antes de enviar quaisquer Dados Pessoais para esses Web sites.

12. Alterações ao nosso Aviso de Privacidade

Quaisquer alterações que possamos fazer ao nosso Aviso de Privacidade no futuro serão publicadas nesta página. Quando apropriado, notificaremos o utilizador ou pediremos o seu consentimento. Consulte a página frequentemente para ver eventuais atualizações e alterações ao nosso Aviso de Privacidade.

13. Contacto

Se, a qualquer momento, o utilizador nos quiser contactar para nos dar a sua opinião sobre as nossas práticas de privacidade, ou para qualquer consulta relacionada com os seus Dados Pessoais, poderá fazê-lo através da nossa página de contacto ou enviando-nos uma carta para a morada mencionada no início deste documento.

*******************************************

Versão anterior

1. Generalidades

 1.1 A Comuto SA (“nós”), considera a privacidade da informação do utilizador um assunto muito sério. A nossa Política de Privacidade foi concebida para comunicar as nossas práticas relativas à recolha, utilização e divulgação de informação que o utilizador possa fornecer através do website www.blablacar.pte outros websites associados, microsites e sub-sites (o “Site”).
1.2 Ao utilizar este Site ou qualquer dos serviços oferecidos pela BlaBlaCar, o utilizador autoriza a recolha, utilização e divulgação da informação sobre si, nos termos da presente Política de Privacidade, e aceita vincular-se à mesma.
1.3 [A Comuto SA é uma entidade registada nos termos da Lei da Protecção de Dados Pessoais de 1998 (a “Lei”). A Lei define diversos princípios importantes, que as organizações devem respeitar no âmbito do tratamento de dados pessoais.]

2. Como recolhemos a informação

 2.1 A BlaBlaCar pode recolher e tratar a seguinte informação ou dados pessoais sobre o utilizador (informação que pode ser identificada unicamente com o utilizador):
2.1.1 Determinada informação que é exigida para efectuar o registo no Site, ou para aceder a outros serviços fornecidos pela BlaBlaCar, incluindo o nome, endereço, data de nascimento, e se o utilizador for um Condutor, determinada informação acerca do respectivo veículo, etc.;
2.1.2 O endereço de correio electrónico e uma palavra passe do utilizador;
2.1.3 Um número de telemóvel;
2.1.4 Um registo de qualquer comunicação trocada entre o utilizador e a BlaBlaCar;
2.1.5 Um registo de quaisquer marcações efectuadas pelo utilizador, ou anúncios colocados por este no Site, ou através deste;
2.1.6 As respostas do utilizador a inquéritos ou questionários que a BlaBlaCar possa usar para efeitos de investigação;
2.1.7 Os detalhes de transacções financeiras ou contabilísticas, incluindo as transacções efectuadas através do Site, ou de outra forma. Pode incluir informação, por exemplo, sobre o cartão de crédito ou débito do utilizador, ou dados sobre a sua conta bancária, detalhes sobre as Viagens ou Troços (conforme descrito nas Condições) que este possa ter marcado ou oferecido através do Site;
2.1.8 Os detalhes das visitas ao Site e dos recursos a que o utilizador acedeu;
2.1.9 A informação que a BlaBlaCar possa exigir ao utilizador sempre que este comunica a existência de um problema com o Site.
2.2 Só recolhemos a informação quando o utilizador opta por fornecê-la. O utilizador não está obrigado a fornecer qualquer informação pessoal à BlaBlaCar. No entanto, se não o fizer, poderá não conseguir usufruir de todos os serviços que a BlaBlaCar disponibiliza.
2.3 A informação também é recolhida sem que o utilizador tenha de a fornecer directamente, através de várias tecnologias e métodos, como os cookies e endereços Internet Protocol (IP). Estes métodos não recolhem nem armazenam informação pessoal.
2.4 Um endereço IP é um número atribuído ao computador do utilizador pelo respectivo Prestador de Serviço Internet (ISP), para que este possa aceder à Internet. Esta informação é geralmente considerada informação pessoal não identificável, uma vez que na maioria dos casos, um endereço IP só pode ser rastreado de volta até ao ISP do utilizador, ou até à empresa ou grupo que disponibiliza o acesso à Internet (como por exemplo, a entidade patronal, se o acesso for feito a partir de um posto de trabalho).
2.5 Utilizamos o endereço IP do utilizador para diagnosticar problemas no nosso servidor, reportar informação agregada e determinar o caminho mais rápido que o computador pode tomar para se conectar ao nosso site, e para administrar e melhorar o site.

3. Utilização

 3.1 A BlaBlaCar pode utilizar esta informação para:
3.1.1 Garantir que os conteúdos do Site são apresentados da forma mais eficiente para o utilizador e para o respectivo computador, e personalizar o Site de acordo com as suas preferências;
3.1.2 Ajudar a efectuar melhorias de carácter geral no Site;
3.1.3 Cumprir e gerir quaisquer obrigações impostas por quaisquer acordos celebrados entre a BlaBlaCar e o utilizador;
3.1.4 Permitir que o utilizador participe nas funcionalidades do Site e outros serviços;
3.1.5 Contactar e notificar o utilizador acerca de alterações no Site ou nos serviços oferecidos pela BlaBlaCar (excepto se o utilizador tiver indicado à BlaBlaCar para não o fazer);
3.1.6 Cobrar pagamentos ao utilizador;
3.1.7 Analisar a forma como os utilizadores usam o Site, e para efeitos internos de investigação e marketing.
3.2 A informação do utilizador não será revendida a terceiros, nem utilizada para efeitos de marketing junto de terceiros.

4. Partilha da informação do utilizador

 4.1 Se a BlaBlaCar cobrar ao utilizador taxas, ou quaisquer quantias, relativas a quaisquer serviços do Site, incluindo valores de patrocínio, os pagamentos efectuados com cartão de débito ou crédito serão cobrados pelo processador de pagamentos da BlaBlaCar.
4.2 Para que os pagamentos possam ser processados, a BlaBlaCar poderá ter de fornecer alguns detalhes do utilizador ao seu processador de pagamentos. O utilizador será informado desta necessidade no momento em que esta informação é recolhida.
4.3 A BlaBlaCar não divulga junto de terceiros qualquer informação que o utilizador forneça através do Site, excepto:
4.3.1 Como parte do processo de marcações, e para que os serviços possam ser prestados, a informação pode ser facultada a um Passageiro (se o utilizador for um Condutor) ou a um Condutor (se o utilizador for um Passageiro);
4.3.2 Nos casos em que a BlaBlaCar está obrigada a divulgar ou partilhar os dados pessoais do utilizador, a fim de cumprir qualquer obrigação legal (por exemplo, em virtude uma ordem judicial, ou para efeitos de prevenção de fraude ou outros crimes);
4.3.3 Para fazer cumprir quaisquer condições de utilização aplicáveis ao Site, ou para fazer cumprir outros termos e condições referentes aos Serviços que possam ser aplicáveis;
4.3.4 A BlaBlaCar pode partilhar informação com os seus websites associados internacionais, no caso de o utilizador ter efectuado uma marcação através do Site juntamente com outro utilizador dos nossos websites associados, ou no caso de o utilizador ter recorrido ao Site para interagir com terceiros;
4.3.5 A BlaBlaCar pode transferir para terceiros a informação pessoal do utilizador, no âmbito da venda de parte ou da totalidade do seu negócio ou activos, ou como parte de qualquer reorganização ou reestruturação do negócio, tomando sempre as medidas necessárias com vista a garantir que os direitos de privacidade do utilizador continuam a ser protegidos;
4.3.6 Para proteger os direitos, bens ou a segurança da Comuto SA, dos utilizadores do Site, ou de quaisquer outros terceiros. Tal inclui a troca de informação com outras empresas e organizações para efeitos de protecção de fraude, ou redução do risco de crédito.
4.4 Com excepção das situações acima descritas, a BlaBlaCar não divulgará qualquer informação pessoal do utilizador, excepto se devidamente autorizada por este.

5. Cookies


5.1 Um cookie é um trecho de informação armazenado localmente no computador do utilizador, e que contém informação acerca das actividades deste na Internet. A informação num cookie não contém qualquer informação pessoal identificável que o utilizador envie para o site da BlaBlaCar.
5.2 No Site, a BlaBlaCar usa cookies para fazer o seguimento da navegação dos utilizadores no Site, permitindo assim realizar melhorias com base nos dados sobre a utilização. Os cookies também são utilizados se o utilizador iniciar uma sessão num dos serviços online, para permitir que este mantenha a sessão iniciada nesse serviço. Os cookies permitem ao utilizador tirar o máximo partido do Site, e ajudam a BlaBlaCar a fornecer um serviço mais personalizado.
5.3 O acesso da BlaBlaCar aos cookies termina assim que o utilizador fecha o programa navegador. É dada ao utilizador a possibilidade de aceitar ou recusar os cookies. A maioria dos navegadores web aceita cookies automaticamente. No entanto, se preferir, o utilizador pode alterar as definições do navegador para recusar cookies. Para alterar as definições do navegador, é necessário aceder às preferências avançadas.
5.4 A BlaBlaCar está obrigada a obter o seu consentimento antes de usar cookies. [Na página inicial do website existe um aviso claro sobre a utilização de cookies.] Se continuar a navegar no Site depois de ter visto o aviso, então a BlaBlaCar assume que concorda com a utilização de cookies nos termos acima descritos.
5.5 Se o utilizador optar por não aceitar cookies, o seu acesso à maioria da informação disponível no Site não será afectado. Contudo, este poderá não conseguir usar plenamente os serviços em linha oferecidos pela BlaBlaCar.

6. Acesso e correcção da informação pessoal

 6.1 A BlaBlaCar tomará todas as medidas razoáveis, de acordo com as suas obrigações legais, para actualizar e corrigir a informação pessoal identificável que se encontre na sua posse, e que é submetida pelo utilizador através deste Site.
6.2 A “Lei” confere ao utilizador o direito de aceder à sua informação pessoal que é detida pela BlaBlaCar. Este direito de acesso pode ser exercido nos termos da referida “Lei”. Qualquer pedido de acesso pode ser sujeito a uma taxa de €12,00, que é cobrada para fazer face aos custos suportados com o fornecimento dos detalhes referentes à informação que a BlaBlaCar detém sobre o utilizador. Se este pretender consultar os detalhes acerca de qualquer informação pessoal que a BlaBlaCar detém sobre si, deve contactar-nos através da nossa página de contacto, ou por correio para COMUTO SA, 84 avenue de la République, 75011 Paris, FRANCE. Se não deseja receber as nossas BlaBlaNews (emails de marketing), poderá clicar no link para retirar a sua subscrição, localizado em cada email, e/ou gerir as suas preferências diretamente na nossa página.
6.3 A BlaBlaCar tomou todas as medidas necessárias para proteger a informação pessoal identificável do utilizador, no momento em que esta é transmitida do seu computador para o Site, e para proteger a mesma contra perda, utilização indevida, e acesso, divulgação, alteração ou destruição não autorizados. A BlaBlaCar emprega as mais recentes tecnologias e software de encriptação para manter os dados do utilizador em segurança, e implementou normas de segurança rigorosas para evitar qualquer acesso não autorizado aos dados.
6.4 O utilizador é igualmente responsável por tomar medidas razoáveis destinadas a proteger as suas palavras passe, nomes de utilizador e outras funcionalidades especiais de acesso ao site.

7. Outros websites

 7.1 Este Site contém links e referências a outros websites. Esta Política de Privacidade não se aplica a esses websites.
7.2 A BlaBlaCar não pode ser responsável pelas políticas e práticas de privacidade de sites que não sejam operados por si, ainda que o acesso aos mesmos seja efectuado através do Site. Recomendamos aos utilizadores que consultem a política de cada site que visitarem, e que contactem o respectivo titular ou operador se tiverem alguma dúvida ou questão.
7.3 Adicionalmente, se o utilizador tiver chegado a este Site através de um site de terceiros, a BlaBlaCar não pode ser responsável pelas práticas e políticas de privacidade implementadas pelos titulares ou operadores desse site de terceiros, e recomenda aos utilizadores que consultem a política desse site e que contactem o respectivo titular ou operador se tiverem alguma dúvida ou questão.

8. Transferência da informação do utilizador para fora da Europa

 8.1 Como parte dos serviços oferecidos ao utilizador através do Site, a informação que este fornece à BlaBlaCar pode ser transferida e armazenada em países fora da União Europeia (“UE”). Por exemplo, esta situação pode ocorrer se um dos servidores da BlaBlaCar se encontrar em qualquer momento num país fora da UE, ou se um dos prestadores de serviços da BlaBlaCar se encontrar num país fora da União Europeia. A informação pode igualmente ser partilhada com outras entidades nacionais equivalentes, que podem encontrar-se em vários países por todo o mundo. Estes países podem não ter leis de protecção de dados semelhantes às de Portugal. Caso a BlaBlaCar transfira desta forma informação do utilizador para fora da UE, esta tomará as medidas necessárias com vista a garantir que os direitos de privacidade do utilizador continuam a ser protegidos, conforme indicado na presente política de privacidade.
8.2 Se a utilização do Site ocorrer fora da UE, a informação do utilizador pode ser transferida para fora da UE, para que os serviços lhe possam ser prestados.
8.3 Ao submeter a sua informação pessoal à BlaBlaCar, o utilizador acorda com a transferência, armazenamento ou tratamento da respectiva informação fora da UE, nos termos acima descritos.

9. Notificação de alterações à Política de Privacidade

 A BlaBlaCar publicará no Site os detalhes de quaisquer alterações à sua Política de Privacidade, para ajudar a garantir que os utilizadores estão a par da informação que é recolhida, e em que circunstâncias esta é partilhada com terceiros, se for o caso.

10. Contactos

 O utilizador pode entrar em contacto com a BlaBlaCar em qualquer momento, e partilhar as suas opiniões acerca das práticas de privacidade, ou colocar qualquer questão relacionada com a sua informação pessoal, recorrendo para isso à página de contacto que é disponibilizada.

  1. Observações gerais

A Comuto SA (com sede social sita em 84, avenue de la République, 75011 Paris, França) (“BlaBlaCar”, “nós”, “nosso” ou “nos”), na qualidade de responsável pelo tratamento de dados, está empenhada em proteger e respeitar a privacidade do utilizador. Este aviso (o “Aviso de Privacidade”) destina-se a informar o utilizador sobre as nossas práticas no que se refere à recolha, utilização e divulgação das informações que o mesmo poderá fornecer através deste sítio web [INSERIR URL DE CADA SÍTIO WEB LOCAL DA BBC] ou das nossas aplicações para dispositivos móveis (as “Plataformas”).

Este Aviso de Privacidade (em conjunto com os nossos Termos e Condições [INSERIR HIPERLIGAÇÃO], quaisquer outros documentos referidos nos mesmos e o nosso Aviso de Cookies [INSERIR NOVA HIPERLIGAÇÃO PARA O AVISO DE COOKIES]) estabelece as bases segundo as quais quaisquer dados pessoais que recolhemos do utilizador, ou que o mesmo nos fornece, serão processados por nós. Leia a informação que se segue cuidadosamente para entender os nossos pontos de vista e práticas no que se refere aos seus dados pessoais e à forma como os iremos tratar.

  1. Que informações RECOLHEMOS do utilizador e durante quanto tempo?

Poderemos recolher e processar os seguintes dados acerca do utilizador:

  • Informação que o utilizador nos dá: O utilizador pode dar-nos informações, incluindo informações que o possam identificar (“Dados Pessoais”), quanto utiliza as nossas Plataformas, ao preencher formulários nas mesmas (como, por exemplo, o formulário de inscrição), quando entra em algum dos nossos concursos, promoções ou inquéritos, quando comunica connosco por telefone, e-mail ou outra forma, e quando nos comunica um problema com as nossas Plataformas.

As informações que o utilizador nos dá poderão incluir:

  • Informações obrigatórias necessárias para o registo no serviço que fornecemos nas nossas Plataformas ou para aceder a outros serviços fornecidos por nós, incluindo o nome do utilizador, endereço de e-mail, data de nascimento, sexo, número de telemóvel e uma palavra-passe. Todos estes campos são de preenchimento obrigatório. A BlaBlaCar não poderá fornecer-lhe os serviços oferecidos nas Plataformas se as informações necessárias não forem indicadas, pelo que o utilizador não se poderá registar para ter uma conta de utilizador nessas Plataformas;
  • Fotografia;
  • Endereço postal;
  • Detalhes dos seus automóveis;
  • Breve biografia do utilizador;
  • Registo de qualquer correspondência trocada entre o utilizador e nós;
  • Registo de reservas que o utilizador tenha feito ou anúncios relacionados com viagens que o mesmo tenha colocado nas nossas Plataformas ou através delas;
  • Detalhes de transações contabilísticas ou financeiras, incluindo transações realizadas através das nossas Plataformas ou de outra forma. Tal poderá incluir informações como, por exemplo, os dados do seu cartão de pagamento ou da sua conta bancária, detalhes de viagens ou percursos que tenha reservado ou oferecido através das nossas Plataformas;
  • Detalhes das suas visitas às nossas Plataformas e os recursos a que acedeu;
  • As respostas do utilizador a qualquer inquérito ou questionário, como, por exemplo, as suas avaliações de viagens que partilhou com outros membros da nossa comunidade. Essas informações poderão ser utilizadas para fins analíticos e de conhecimento do utilizador;
  • Informações que lhe poderemos solicitar quando nos comunica um problema com as Plataformas ou o serviço, tais como o assunto do seu pedido de apoio;
  • Informações de localização, quando o utilizador nos tiver dado consentimento para a recolha e processamento desses dados; e
  • Passaporte, Carta de Condução, Documento de Identidade e outros documentos que tenha aceitado fornecer-nos.[A adaptar]
  • Informações que recolhemos automaticamente
  • Se efetuar a sua inscrição através de métodos de autenticação de redes sociais, a BlaBlaCar terá acesso a determinados Dados Pessoais (por ex., nome próprio, apelido, foto, e-mail, número de amigos no Facebook, etc.) existentes na sua conta da rede social, nos termos e condições aplicáveis para as plataformas dessas redes sociais. Também poderemos recolher alguns dos seus Dados Pessoais quando interage com funcionalidades de redes sociais de terceiros, como as funções “Gosto”.
  • No que se refere a cada uma das visitas do utilizador às nossas Plataformas, poderemos recolher, de acordo com a legislação aplicável e quando necessário com o seu consentimento, informações relacionadas com os dispositivos que utiliza e as redes a que está ligado quando utiliza os nossos serviços. Tal poderá incluir as seguintes informações: o seu endereço IP, informação de início de sessão, tipo e versão do browser, tipos e versões de plug-ins do browser, sistema operativo e plataforma, identificador de publicidade, informações acerca da sua visita, incluindo clickstream de URL para, através e a partir das nossas Plataformas, produtos que visualizou ou pesquisou, erros de transferência, duração das visitas a determinadas páginas, interação com as páginas e qualquer número de telefone utilizado para ligar para o nosso serviço de apoio ao cliente. Recolhemos essas informações através da utilização de várias tecnologias, incluindo cookies (para obter mais informações, consulte o Aviso de Cookies [INSERIR NOVA HIPERLIGAÇÃO PARA O AVISO DE COOKIES]).
  • Também recolhemos informações agregadas relativas à sua atividade na nossa Plataforma (como, por exemplo, a quantidade de viagens oferecidas, a sua taxa de resposta a mensagens, etc.). Essas informações poderão ser publicadas no seu perfil público na nossa Plataforma.
  • Retenção de dados

 

  • Salvo no que se refere às categorias de Dados Pessoais mencionadas nas cláusulas 2.3.2 e 2.3.3 infra, os seus Dados Pessoais serão armazenados pelo período da sua relação connosco e depois colocados fora de utilização:
  • 5 anos após a sua última utilização da nossa Plataforma, se não tiver encerrado a sua conta;
  • 1 ano após o encerramento da sua conta, salvo se tiver recebido uma classificação ou denúncia negativa, caso em que os seus Dados Pessoais serão armazenados durante (i) um período de 2 anos após a última classificação ou denúncia negativa, ou (ii) 1 ano após o encerramento da sua conta, o que for mais longo.
  • As categorias de Dados Pessoais que se seguem poderão ser armazenadas por períodos de tempo diferentes:
  • Dados financeiros (por ex., pagamentos, reembolsos, etc.) são armazenados pelo período de tempo requerido pela legislação aplicável em matéria fiscal e contabilística;
  • Todo o conteúdo criado pelo utilizador (por ex., comentários e classificações) é tornado anónimo, mas permanece disponível nas nossas Plataformas.
  • Caso a sua conta seja suspensa ou bloqueada, guardaremos os seus dados por um período de 2 a 10 anos de forma a impedi-lo de contornar as regras que se aplicam às nossas Plataformas.
  1. como utilizamos as informações que recolhemos do utilizador?

Utilizaremos as informações que recolhemos:

FINALIDADES BASE JURÍDICA
3.1           para cumprir as nossas obrigações decorrentes de quaisquer contratos que tivermos celebrado com o utilizador e para fornecer a este último a informação e serviços que nos solicitar; Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas.
3.2           para enviar informações relacionadas com o serviço ao utilizador, por e-mail e/ou mensagem de texto e/ou qualquer outro meio de comunicação (por ex., a sua confirmação de reserva); Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas e/ou realizado com o seu consentimento.
3.3           para cobrar os pagamentos ao utilizador ou transferir para o mesmo os pagamentos que cobrarmos em seu nome; Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas.
3.4           para permitir ao utilizador personalizar o seu perfil de utilizador nas nossas Plataformas; Este processamento é realizado com o seu consentimento.
3.5           para permitir ao utilizador comunicar e interagir com outros membros relativamente aos nossos serviços ou à(s) viagem(ens) que fará/irá partilhar com outros membros e/ou para as organizar; Este processamento é necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas e/ou realizado com o seu consentimento.
3.6           para lhe dar acesso aos nossos serviços de apoio e para lhe permitir comunicar com a nossa equipa de relações com os membros; Este processamento é (i) necessário para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas, (ii) realizado com o seu consentimento e/ou (iii) necessário para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais.
3.7           para assegurar a conformidade com (i) a legislação aplicável, (ii) os nossos Termos e Condições, e (iii) o nosso Aviso de Privacidade. Determinadas violações que consideramos inadequadas poderão levar à suspensão da sua conta; [HIPERLIGAÇÕES A ADICIONAR] Este processamento é necessário (i) para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas, (ii) para cumprimento das nossas obrigações legais e/ou (iii) para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais.
3.8           para enviar ao utilizador, de acordo com a legislação aplicável e quando necessário, com o seu consentimento, materiais de marketing e informações necessárias para facilitar o serviço ou o processo de reserva e para lhe dar sugestões e recomendações acerca de bens ou serviços relacionados com os nossos serviços e que lhe podem interessar. Também utilizamos os seus dados para direcionarmos para si os nossos anúncios em plataformas de redes sociais. Pode saber mais sobre como estas funcionalidades funcionam e os dados que obtemos de si, visitando as secções relevantes das plataformas de redes sociais de terceiros; e Este processamento baseia-se no seu consentimento e/ou no nosso interesse legítimo (ou seja, fornecer-lhe publicidade com significado).
3.9           para o notificar sobre as alterações aos nossos serviços; Este processamento é necessário (i) para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas, (ii) para cumprimento das nossas obrigações legais e/ou (iii) para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais.
3.10        [Apenas para países com Verificação de Identidade: adaptar o tipo de documentos] para verificar as informações contidas no seu Passaporte, Carta de Condução, Cartão de Identidade e outros documentos de identificação que possamos recolher do utilizador no momento do registo ou a qualquer outro momento durante a utilização das nossas Plataformas; Este processamento baseia-se (i) no seu consentimento, (ii) é realizado para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais e/ou (iii) destina-se ao cumprimento das nossas obrigações legais.
3.11        para administrar as nossas Plataformas e para operações internas, incluindo para a resolução de problemas, análise de dados, testes, pesquisa e para fins analíticos e de inquérito; Este processamento baseia-se no nosso interesse legítimo (isto é, garantir a segurança das nossas Plataformas e melhorar as suas funcionalidades).
3.12        para melhorar as nossas Plataformas para garantir que o conteúdo é apresentado da forma mais eficaz para si e para o seu dispositivo; Este processamento baseia-se no nosso interesse legítimo (isto é, fornecer-lhe conteúdos com significado).
3.13        para lhe permitir participar em funcionalidades interativas do nosso serviço, quando o decidir fazer; Este processamento é necessário (i) para a realização das nossas obrigações contratuais mútuas e/ou (ii) baseia-se no seu consentimento.
3.14        como parte dos nossos esforços para manter as nossas Plataformas seguras e protegidas; e Este processo baseia-se (i) no nosso interesse legítimo (garantir a segurança das nossas Plataformas), (ii) é realizado para estabelecer, exercer ou contestar reclamações legais e/ou (iii) destina-se ao cumprimento das nossas obrigações legais.
3.15        para medir ou entender a eficácia da publicidade que servimos ao utilizador e a terceiros, e para fornecer publicidade que seja relevante para si. Este processamento baseia-se (i) no nosso interesse legítimo (por ex., medir e otimizar a eficiência das nossas campanhas publicitárias) e/ou (ii) no seu consentimento.
  1. Quem são os destinatários das Informações que recolhemos do utilizador e para que fins?

 

  • Quando utiliza os nossos serviços, algumas das informações acerca do utilizador são partilhadas com membros das nossas comunidades, quer no seu perfil público quer durante o processo de reserva (por ex., damos o seu número de telefone aos membros com quem irá partilhar uma viagem).
  • Poderemos receber e enviar informações acerca do utilizador, incluindo os seus Dados Pessoais, se utilizar qualquer uma das plataformas por nós operadas ou de outras entidades e filiais da BlaBlaCar, para os fins referidos neste Aviso de Privacidade.
  • Trabalhamos também de perto com terceiros que poderão ser os destinatários dos seus Dados Pessoais, tais como:
  • os nossos parceiros de negócios que são plataformas de redes sociais e que lhe poderão fornecer serviços de ligação, tais como a ligação das informações do seu perfil, a partir das respetivas plataformas de redes sociais para as nossas Plataformas;
  • os nossos parceiros de negócios que poderão publicitar os seus serviços nas nossas Plataformas e junto dos quais podemos decidir inscrever-nos; estes serviços poderão estar relacionados com os nossos, como, por exemplo, serviços de seguros, bancários, de aluguer, etc. [Para países com a AXA] Por exemplo, poderemos fornecer a companhias de seguros, tais como a AXA, algumas das suas informações para confirmar se reúne as condições necessárias para a cobertura de seguro;
  • os nossos parceiros de negócios que poderão publicitar os nossos serviços nos respetivos Web sites;
  • os nossos subcontratados em serviços técnicos, de pagamento, de verificação de identidade [Para os países com Verificação de Identidade] e de entregas, fornecedores de serviços de análise ou agências de referenciação de crédito.
  • Não divulgamos nenhuma informação que nos seja fornecida pelo utilizador, incluindo os seus Dados Pessoais, a nenhum destes terceiros, salvo:
  • Se for necessário envolver um fornecedor de serviços terceiro, para a execução de qualquer contrato por nós celebrado com o utilizador de forma a facilitar ou ampliar os nossos serviços (por ex., se lhe cobrarmos taxas ou cobrarmos qualquer valor em dinheiro em relação a quaisquer serviços nas Plataformas);
  • Como parte do processo de reserva e de forma a fornecer os serviços solicitados, informações como o nome, fotografia, número de telemóvel e/ou endereço de e-mail poderão ser exibidas nas Plataformas e/ou comunicadas a um passageiro (se o utilizador for um condutor) ou a um condutor (se o utilizador for um passageiro);
  • Como parte do nosso sistema de classificação, as avaliações que o utilizador escrever serão publicadas nas Plataformas. As avaliações, incluindo o seu nome abreviado e fotografia, serão visíveis para todos os visitantes das Plataformas;
  • Utilizamos os serviços de fornecedores de análise e motores de busca para nos ajudar a melhorar e otimizar as nossas Plataformas;
  • Tal é explicitamente solicitado pelo utilizador (por ex., ao utilizar métodos de autenticação por redes sociais);
  • Poderemos distribuir partes das nossas Plataformas (incluindo as viagens que o utilizador tenha publicado) para apresentação nos Web sites dos nossos parceiros de negócios, através de API ou widgets. Nesses casos, algumas informações do seu perfil público poderão ser apresentadas nesses Web sites;
  • A BlaBlaCar poderá também divulgar as informações do utilizador se tal lhe for solicitado por lei ou se acreditar, em boa fé, que tal acesso, conservação ou divulgação é razoavelmente necessário para (i) responder a queixas feitas contra a BlaBlaCar, (ii) para agir em conformidade com processos judiciais, (iii) para aplicar qualquer acordo com os nossos utilizadores, como, por exemplo, os Termos e Condições ou o Aviso de Privacidade, (iv) no caso de uma emergência que envolva perigo para a saúde pública, morte ou lesão física de alguém, (v) no âmbito de uma investigação ou (vi) para proteger os direitos, bens ou segurança pessoal da BlaBlaCar, dos seus membros ou de terceiros;
  • Caso venhamos a vender ou comprar algum negócio ou ativos, caso em que poderemos divulgar os Dados Pessoais do utilizador ao potencial vendedor ou comprador de tal negócio ou ativos; e
  • Se a BlaBlaCar ou os seus ativos forem, no todo ou em parte, adquiridos por um terceiro, caso em que os Dados Pessoais guardados pela mesma sobre os seus membros serão um dos ativos transferidos.
  • De acordo com a legislação aplicável e, quando necessário, com o seu consentimento, poderemos combinar informações acerca do utilizador, incluindo os seus Dados Pessoais, com informações de cookies que enviamos e recebemos para e dos nossos parceiros de negócios. Poderemos utilizar essas informações e a informação combinada para os fins definidos supra.
  • Chamamos a atenção do utilizador para o facto de se decidir partilhar as suas informações, incluindo os Dados Pessoais, connosco através dos serviços de ligação dos nossos parceiros de negócios, as políticas e/ou avisos de privacidade dos nossos parceiros de negócios poderão igualmente aplicar-se ao utilizador, além deste Aviso de Privacidade. Não controlamos a recolha e/ou o processamento das suas informações eventualmente feitas pelos nossos parceiros de negócios nas suas próprias plataformas.
  1. Como utilizamos e moderamos as mensagens do utilizador?
  • Podemos avaliar, ler ou analisar as mensagens que troca com outros membros da nossa comunidade através das nossas Plataformas por questões de prevenção de fraude, melhoria do serviço, apoio ao cliente e aplicação de contratos celebrados com os nossos membros (tais como os nossos Termos e Condições). Por exemplo, para impedir que o nosso sistema de reservas online seja contornado, poderemos ler e analisar mensagens enviadas através das nossas Plataformas para verificar se as mesmas não incluem dados de contacto ou referências a outros Web sites.
  • Nunca leremos ou analisaremos as mensagens que o utilizador trocar com outros membros da nossa comunidade para fins comerciais e publicitários. Podemos utilizar métodos automatizados para realizar a moderação dessas mensagens.
  1. Anúncios direcionados em plataformas de redes sociais e comunicações enviadas por e-mail e/ou mensagens de texto

 

De acordo com a legislação aplicável e, quando necessário, com o seu consentimento, poderemos utilizar as informações que nos fornecer nas nossas Plataformas para fins de marketing direto eletrónico (por ex., (i) para receber as nossas newsletters, convites para os nossos eventos ou outras comunicações que pensamos que lhe poderão interessar ou (ii) para lhe apresentarmos publicação direcionada nas plataformas de redes sociais ou em Web sites de terceiros).

Para as comunicações de marketing eletrónico: Poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento (i) desmarcando a caixa relevante na sua conta de membro, (ii) clicando na hiperligação para anular a subscrição que fornecemos em cada comunicação da BlaBlaCar enviada ao seu cuidado ou (iii) contactando-nos utilizando os dados de contacto fornecidos na secção 13 infra.

Para anúncios e conteúdos direcionados:

  • nas redes sociais (por ex., Facebook e Twitter): pode renunciar a qualquer momento configurando as suas definições relativas à publicidade através da sua conta de rede social;
  • em Web sites de terceiros: consulte a nossa Política de Cookies para ver como renunciar [Inserir a hiperligação]
  1. As suas Informações estão a ser transferidas? Como e onde?

Armazenamos os Dados Pessoais do utilizador na União Europeia (“UE”). Dado sermos uma empresa internacional, também transferimos os seus Dados Pessoais para países não europeus onde a legislação de proteção de dados poderá ser menos protetora do que a legislação do local onde vive.

Tal acontece quando um dos nossos processadores de dados se situa num país que não fornece um nível “adequado” de proteção de dados, tal como os Estados Unidos. Tal processador de dados poderá estar envolvido, entre outros aspetos, no cumprimento do seu pedido de serviços, na moderação das imagens da sua conta de utilizador, no processamento dos seus dados de pagamento, no fornecimento de serviços de publicidade e marketing em nosso nome e na prestação de serviços de apoio através de comunicações eletrónicas.

Tal também abrange transferências para empresas filiais da BlaBlaCar situadas fora da UE para as quais poderemos transferir algumas das informações do utilizador para a prestação dos nossos serviços nesses países.

Quando tal transferência ocorre, garantimos que a mesma suceda de acordo com este Aviso de Privacidade e seja regulamentada por cláusulas contratuais modelo aprovadas pela Comissão Europeia como assegurando uma proteção adequada para os titulares dos dados.

Caso pretenda obter mais detalhes acerca das salvaguardas implementadas, poderá entrar em contacto connosco através da secção de contactos disponível no final do aviso de Privacidade.

  1. Quais são os seus direitos RELATIVAMENTE AOS seus dados pessoais?
  • Quando permitido por lei, o utilizador poderá ter o direito de obter uma cópia dos Dados Pessoais que temos sobre si. Antes de responder ao seu pedido, poderemos pedir-lhe que (i) confirme a sua identidade e (ii) nos forneça mais detalhes para melhor podermos responder ao seu pedido. Tentaremos responder dentro de um período de tempo adequado e, de qualquer forma, dentro do prazo requerido por lei. Se quiser exercer este direito, contacte-nos utilizando os dados de contacto fornecidos infra (ver secção 13).
  • Como membro das nossas Plataformas, poderá aceder aos seus Dados Pessoais em nossa posse através da sua conta para corrigir, modificar ou eliminar informações que não estejam corretas. Poderá também atualizar ou eliminar os seus Dados Pessoais contactando-nos através dos dados de contacto fornecidos infra (ver secção 13). Poderá ainda fechar a sua conta online a qualquer momento e tem o direito de recusar o processamento dos seus Dados Pessoais.

 

Lembramos que, em alguns casos, poderemos reter algumas informações suas, conforme requerido por lei ou para fins legítimos. Por exemplo, se estivermos convencidos de que cometeu fraude ou violou os nossos Termos e Condições, poderemos querer guardar algumas das suas informações para evitar que contorne as regras aplicáveis às nossas Plataformas.

 

Tem também o direito de apresentar uma queixa à autoridade supervisora da proteção de dados relevante ou de procurar uma via de recurso através dos tribunais se achar que os seus direitos foram violados.

 

 

  1. Cookies e tecnologias semelhantes

Para saber mais, consulte o nosso Aviso de Cookies [INSERIR NOVA HIPERLIGAÇÃO PARA O AVISO DE COOKIES].

  1. Confidencialidade da sua palavra-passe

Caso tenha escolhido uma palavra-passe que lhe permita o acesso a determinadas partes das nossas Plataformas, é responsável por manter a mesma confidencial. Pedimos-lhe que não partilhe palavras-passe com ninguém.

  1. Hiperligações para outros Web sites e redes sociais

As nossas Plataformas poderão, de tempos a tempos, conter hiperligações para e a partir de Web sites das redes dos nossos parceiros, anunciantes e filiais. Se o utilizador seguir uma hiperligação para qualquer um desses Web sites, lembramos que os mesmos têm as suas próprias práticas de privacidade e que não somos responsáveis por essas políticas. Consulte as referidas políticas antes de enviar quaisquer Dados Pessoais para esses Web sites.

  1. Alterações ao nosso Aviso de Privacidade

Quaisquer alterações que possamos fazer ao nosso Aviso de Privacidade no futuro serão publicadas nesta página. Quando apropriado, notificaremos o utilizador ou pediremos o seu consentimento. Consulte a página frequentemente para ver eventuais atualizações e alterações ao nosso Aviso de Privacidade.

  1. Contacto

Se, a qualquer momento, o utilizador nos quiser contactar para nos dar a sua opinião sobre as nossas práticas de privacidade, ou para qualquer consulta relacionada com os seus Dados Pessoais, poderá fazê-lo através da nossa página de contacto [INSERIR HIPERLIGAÇÃO PARA O FORMULÁRIO DE CONTACTO] ou enviando-nos uma carta para a morada mencionada no início deste documento.

Ao navegar o nosso site, concordas com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos teus interesses. Lê a nossapolítica de uso de cookies

Publica uma viagem